O consórcio informal que congrega representantes dos farmacêuticos e farmácias comunitárias de Portugal, Espanha, França e Itália, a Farmácia Latina, reuniu nos dias 7 e 8 de outubro, em Verona, Itália, para discutir vários assuntos relacionados com a prática farmacêutica.
Ema Paulino, da Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos, apresentou as recomendações do estudo da Autoridade da Concorrência e da OCDE sobre a regulamentação das profissões liberais autorreguladas. Duarte Santos, da Direção da Associação Nacional das Farmácias e presidente eleito do PGEU para 2020, apresentou a perspetiva das farmácias comunitárias portuguesas nos cuidados de saúde baseados em valor (Value Based Health Care).
da teleSaúde em farmácia comunitária, os testes rápidos de orientação de diagnóstico na Angina e o serviço de vacinação.
O evento contou ainda com uma apresentação por parte do PGEU, sobre as prioridades da União Europeia no horizonte temporal 2019-2024, assim como as oportunidades de financiamento de diversos projetos.
A próxima reunião anual da Farmácia Latina terá lugar em 2020, em Espanha.