Questões frequentes sobre a entrega de medicamentos hospitalares – Notícias


A Linha de Apoio ao Farmacêutico (LAF 800 219 219) tem estado a coordenar esforços entre farmacêuticos hospitalares e comunitários, no âmbito da Operação Luz Verde”, para entrega de medicamentos dispensados nas farmácias hospitalares através das farmácias comunitárias de proximidade ou no domicílio dos utentes.

O serviço pode ser solicitado pelos utentes que
habitualmente obtinham a sua medicação no hospital em que são assistidos, contactando
o próprio hospital, as associações de doentes, a farmácia da sua preferência ou
a Linha 1400.

Em qualquer dos casos, a LAF assegura a validação da terapêutica
e a autorização do hospital, encaminhado a solicitação para a farmácia escolhida
pelo utente. A farmácia receberá o respetivo kit (que inclui o medicamento e a
informação associada à dispensa e dirigida ao utente), devendo o farmacêutico
responsável por este serviço assegurar o contacto com o doente e a dispensa com
as adequadas garantias de confidencialidade aplicáveis ao sigilo profissional
farmacêutico.

O procedimento envolve também o registo informático da
dispensa destes medicamentos confiados pelos hospitais às farmácias e a
comunicação à LAF para notificação aos hospitais.

A LAF articula ainda os contactos adicionais com o hospital para
esclarecimento de dúvidas dos utentes e a referenciação de situações que careçam
de conhecimento pelo respetivo médico.

Com pouco mais de um mês de atividade, estão envolvidos neste serviço
disponibilizado gratuitamente pelos operadores do circuito do medicamento, com
o apoio das Ordens dos Médicos e dos Farmacêuticos, 33 hospitais, 2.069
farmácias e 20 associações de doentes, tendo sido aprovados 9.848 processos e efetuados
3.738 atos de dispensa de medicamentos através das farmácias comunitárias.

Clique para consultar as Questões Frequentes sobre a dispensa
de medicamentos hospitalares através das farmácias comunitárias e ao domicílio.

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