A AFP
Missão
A Associação de Farmácias de Portugal trabalha em conjunto com os seus associados para melhor servir a comunidade.
A AFP promove a prática de excelência, representando os direitos e interesses das farmácias comunitárias.
Somos os nossos Associados Somos a sua Farmácia
Visão
A AFP pretende contribuir para o reconhecimento e valorização da farmácia comunitária, afirmando-a como parte integrante do sistema de saúde, em benefício do cidadão.
Defendemos o alargamento dos serviços que as farmácias comunitárias podem prestar à população, assente numa relação de proximidade e confiança com a comunidade e de forma a assegurar uma maior eficácia das políticas de saúde pública.
Reafirmamos a nossa ambição, presente desde o início da Associação em 1991, de constituirmos um exemplo de excelência no associativismo do setor farmacêutico, sustentado pela qualidade do relacionamento que mantemos com as farmácias associadas e pela nossa postura de seriedade, integridade e de trabalho em benefício das farmácias e do país.
Mensagem da Presidente
Dra. Isabel Cortez
Presidente da AFP
Pela valorização dos serviços farmacêuticos
Ao longo das últimas décadas, a Associação de Farmácias de Portugal (AFP) tem procurado garantir a valorização e o reconhecimento das farmácias enquanto promotoras da saúde pública.
Os anos de pandemia vieram colocar à prova a capacidade das farmácias comunitárias para continuar a servir a população e responder às novas necessidades de saúde. O nosso papel acabou por revelar-se fundamental para a sobrevivência e conforto da comunidade.
No confinamento disponibilizamos, excecionalmente, um conjunto de serviços em proximidade, comprovando-se o que há muito a Associação de Farmácias de Portugal vinha defendendo: as farmácias, enquanto braço longo do Serviço Nacional de Saúde, podem oferecer muito mais do que a dispensa de medicamentos. Queremos contribuir para uma melhor vacinação, referenciação de doentes, prevenção e deteção precoce de doenças, adesão à terapêutica, realização de testes rápidos de orientação de diagnóstico, entrega de medicamentos hospitalares e combate à iliteracia, entre outras áreas de ação.
Mais recentemente, o Ministério da Saúde alargou a implementação da Campanha de Vacinação Sazonal Outono-Inverno 2023 às farmácias comunitárias e atribuiu-lhes também, formalmente, a renovação terapêutica para doente crónicos. Estas duas medidas pressupõem um fator extra de confiança no nosso profissionalismo e ética de trabalho ao proporcionarem acesso ao histórico de prescrições e de vacinação dos cidadãos, conferindo-nos simultaneamente um poder preventivo e interventivo junto da população.
A AFP compromete-se a continuar a priorizar os interesses dos seus associados, defendendo firmemente o reconhecimento e valorização do serviço prestado pelas farmácias enquanto rede de proximidade do Serviço Nacional de Saúde.