De acordo com dados da DGS, mais de 900 mil pessoas já foram vacinadas com a dose de reforço da vacina contra a COVID-19 e cerca de 1,7 milhões já receberam a vacina contra a gripe (quase 410 mil em farmácias).
As pessoas que foram inoculadas com a vacina da Janssen vão poder receber a dose de reforço 90 dias após a administração da primeira dose, sendo que neste momento serão os utentes com mais de 50 anos a ser vacinados nos dias 5, 8, 12 e 19 de dezembro. Os restantes terão um calendário a apresentar posteriormente.
Neste momento está disponível:
- “Casa Aberta” para as pessoas com 75 ou mais anos que tenham o esquema vacinal completo com as restantes vacinas contra a COVID-19 e queiram vacinar-se com a dose de reforço e/ou contra a gripe (https://covid19.min-saude.pt/casa_aberta/);
- Agendamento local para utentes elegíveis, sendo dada prioridade às pessoas com mais idade e abrangendo, gradualmente, faixas etárias mais baixas, até chegar aos 65 anos;
- Auto-agendamento para pessoas com 65 ou mais anos (https://covid19.min-saude.pt/pedido-de agendamento/);
- Convocatória através de uma SMS para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a COVID-19 ou apenas para a vacina contra a gripe (se não forem elegíveis para COVID-19).
A Direção-Geral da Saúde mantém o apelo à vacinação contra a gripe e contra a COVID-19. Esta é melhor forma de proteção dos mais vulneráveis, especialmente nesta altura do ano, em que as temperaturas são mais baixas.
Leia a noticia aqui