O Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, participou como moderador na conferência “Saúde – Odisseia 2030: Desafios e Inovação para um Futuro Sustentável”, promovida pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH).								
O evento reuniu especialistas de diferentes áreas da saúde para debater os principais desafios, transformações e oportunidades que o setor enfrentará na próxima década, com foco na inovação, tecnologia, sustentabilidade e humanização dos cuidados.
No painel moderado por Helder Mota Filipe, intitulado “Humanização e Ética na Era Digital: Entre Algoritmos e Empatia: Ética e Humanização na Saúde Digital”, refletiu-se sobre a necessidade de equilibrar o avanço tecnológico e a digitalização dos serviços de saúde com os princípios éticos e a centralidade do doente.
O painel contou com a participação de Fernando Regateiro, da Comissão da Humanização do SNS, como comentador, e dos oradores Maurício Alves, administrador hospitalar), Rita Abreu Lima, jurista e encarregada de proteção de dados, e Ana Sofia Ferreira, do PLANAPP – Centro de Planeamento e de Avaliação de Políticas Públicas.
 
				 
													 
		
