A SPMS, EPE publicou, no dia 02 de julho de 2025, o procedimento para a instituição de novo Sistema de Aquisição Dinâmico para aquisição de Serviços de Cibersegurança, com a referência 1621/2025.
Um sistema de aquisição dinâmico (SAD) é um instrumento especial de contratação pública que, após a sua instituição, permite às instituições de saúde adquirirem bens e/ou serviços de forma mais ágil, otimizando recursos humanos e financeiros, e com grande flexibilidade, pois caberá a cada instituição especificar e estipular os requisitos adequados às suas necessidades, desde que os mesmos não contrariem os termos do SAD.
Ao instituir o SAD, a SPMS, EPE disponibiliza uma rede de fornecedores, sendo possível, durante toda a vigência do SAD, a integração de novos fornecedores, promovendo assim a concorrência e, consequentemente, a possibilidade de obtenção de propostas mais competitivas e inovadoras.
Este novo Sistema de Aquisição Dinâmico vem possibilitar a contração dos serviços de cibersegurança num momento relevante em que se verifica uma constante modernização e evolução da rede informática, permitindo, desta forma, às Entidades assegurar as suas necessidades de uma forma mais célere. Nesta medida, visa a qualificação de operadores económicos aptos ao fornecimento de recursos que contribuam para a operacionalidade e segurança das infraestruturas tecnológicas e nos sistemas de informação.
Para esta 1.ª ronda de qualificação, as candidaturas deverão ser enviadas até ao dia 03 de agosto de 2025.
O procedimento encontra-se publicado e disponível na plataforma eletrónica de contratação pública em www.comprasnasaude.pt.