Dominique Jordan, presidente da FIP, morreu no passado sábado, 19 de agosto, após um período de problemas de saúde. Farmacêutico comunitário suíço, Dominique Jordan tornou-se membro da FIP há 20 anos. Na Suiça assumiu funções como presidente e CEO da pharmaSuisse (a associação suíça de farmacêuticos). Em 2018, Jordan foi eleito presidente da FIP tendo já antes presidido o Conselho de Prática Farmacêutica (2014-2018).
Nas palavras de Catherine Duggan, CEO da FIP, “Dominique foi um defensor excepcional da profissão farmacêutica e dedicado ao avanço da farmácia em todos os países. Estava convencido que a FIP era a plataforma pela qual isso poderia ser alcançado. Durante a sua presidência, liderou a nossa federação durante a crise global do COVID-19 e apresentou a visão de ‘One FIP’, que resultou numa maior colaboração entre os muitos constituintes da organização e num maior envolvimento com os membros”.
De acordo com os Estatutos da FIP, o presidente eleito Paul Sinclair exercerá as funções de presidente. “A sua liderança na FIP fez com que organização se tornasse mais forte, mais resiliente e mais focada nos membros. Dominique era um farmacêutico apaixonado, um líder forte e considerado um bom amigo para todos”, disse Sinclair.
A Ordem dos Farmacêuticos expressa reconhecimento e gratidão pela dedicação de Dominique Jordan ao longo dos anos em prol do desenvolvimento da profissão farmacêutica. Em nome de todos os farmacêuticos portugueses, a OF endereça as mais sentidas condolências a toda a família e amigos.