Email: geral@afp.com.pt Tel: 222 089 160 *

151,2. A média da nota de entrada em Ciências Farmacêuticas – Notícias

A Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) divulgou os resultados do concurso nacional de acesso ao ensino superior no ano letivo 2022-2023.

A média da nota de entrada dos últimos colocados em cada uma das seis instituições de ensino superior que lecionam o curso de Ciências Farmacêuticas desceu ligeiramente, como consequência de um ligeiro aumento do número de vagas.

Ao todo, foram colocados 734 candidatos (restam seis vagas nos Açores para a segunda fase), com médias que oscilam entre os 130,3, na Universidade dos Açores, e 158,3, na Universidade de Lisboa.

O concurso nacional de acesso ao ensino superior deste ano registou o recorde de vagas disponíveis para o curso de Ciências Farmacêuticas. São 740 vagas para futuros farmacêuticos, 16 das quais respeitantes ao curso preparatório (dois primeiros anos) lecionados na Universidade dos Açores, o que representa um crescimento de quase 5% do número de vagas (foram 705 em 2021).

Talvez como consequência, a nota média do último colocado em cada uma das instituições desceu alguns pontos percentuais. A Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) regista agora a nota de entrada mais alta (158,3), uma descida de quase oito pontos em relação ao ano passado, mas a segunda nota mais alta dos seis últimos anos.

Por tradição, a nota de entrada mais alta dos últimos anos pertencia à Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Este ano a tendência inverteu-se. Além de Lisboa, as médias das Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (156,4) e a Universidade da Beira Interior (156,8) superaram a média registada na FFUP (155,0).

A Universidade do Algarve apresenta a nota de entrada mais baixa do país (excetuando o curso preparatório nos Açores) com uma média de entrada do último colocado de 150,6 pontos percentuais.

A primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior preencheu todas as vagas disponibilizadas em Ciências Farmacêuticas. Para a segunda fase, restam apenas por preencher 10 vagas para o curso preparatório na Universidade dos Açores.

Consulte a tabela para mais informações sobre as vagas e notas de colocação em Ciências Farmacêuticas.

Visite a página da DGES para mais informações sobre o concurso nacional de acesso ao ensino superior.

Link da fonte

Scroll to Top