A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) é uma instituição sem fins lucrativos que, desde 1991, tem criado uma plataforma de serviços essenciais para as farmácias.
Defendemos a proximidade. Procuramos conhecer de perto todos os nossos associados, de forma a conseguirmos responder às suas necessidades específicas de forma adequada.
Apostamos tanto numa atuação próxima dos farmacêuticos e dos utentes, como também apostamos na colaboração atenta e proativa com as várias entidades reguladoras do setor farmacêutico, com vista ao desenvolvimento e à valorização da classe e, por extensão, do setor.
Aplicamos aos nossos associados uma quota mensal fixa e única, no valor de 180€, e uma jóia de inscrição de apenas 350€.
Aos nossos associados é dada liberdade de gestão individualizada (ex: software informático, instituições bancárias…).
Ao abrigo do DL 242 – B/2006 de 29 de Dezembro, a ARS paga, mensalmente, diretamente para o NIB da sua farmácia, a fatura mensal do receituário do SNS.
Em alternativa, a AFP celebrou protocolos de factoring com instituições bancárias, para os associados que pretendem antecipar o recebimento da fatura do SNS ou prevenir eventuais atrasos.
Apostamos na divulgação de informação atualizada.
Tratamos de toda a logística do receituário, desde a sua recolha e entrega até à redistribuição do mesmo por cada uma das entidades envolvidas.
Disponibilizamos aos nossos Associados ações de formação e sessões de esclarecimento que permitem uma atualização permanente e uma qualificação adequada.
Apoiamos as farmácias na interpretação e aplicação da legislação relativa ao setor, no esclarecimento de dúvidas inerentes à profissão (de âmbito laboral e outros) e na elaboração de pareceres e minutas nas diversas áreas.
Estabelecemos protocolos com subsistemas de saúde e com entidades ligadas ao setor que trazem mais-valias diretas para os nossos Associados.