AFP
Damos valor à sua farmácia.

Notícias

13 Mai

Projeto nacional de dispensa de medicamentos hospitalares em proximidade destacado na Europa

O Grupo Farmacêutico da União Europeia (PGEU) publicou um documento que se debruça sobre o papel dos farmacêuticos comunitários no contexto da COVID-19. Neste novo “position paper” são apresentados exemplos de projetos e boas práticas desenvolvidas em vários países europeus no combate à pandemia, onde se inclui uma referência ao projeto nacional de dispensa de medicamentos hospitalares em proximidade.

É referido, em concreto, que este projeto visou “promover um melhor acesso e segurança ao paciente” e que foi muito bem aceite pela população. São citadas também as conclusões de um estudo feito em Portugal, onde 91% dos inquiridos assumiu que escolheria manter o recurso a este serviço disponibilizado pelas farmácias comunitárias num cenário pós-pandemia.

Para além de realçar o papel dos farmacêuticos comunitários durante esta emergência de saúde pública, o documento produzido pela PGEU tem como objetivo destacar também as lições que devem ser aprendidas com a pandemia.

Neste âmbito, é feito um apelo aos governos e decisores para que tornem os sistemas de saúde mais fortes, mais resilientes e mais responsivos às necessidades dos cidadãos, propondo quatro eixos fundamentais.

O documento produzido pelo PGEU pode ser consultado aqui.