AFP
Damos valor à sua farmácia.

Formações

20 Mai

Curso de

E-learning - Curso de Introdução à Epidemiologia e à Farmacoepidemiologia para Farmacêuticos Comunitários

e-learning - duração de um mês

A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) realiza Curso sobre "Curso de Introdução à Epidemiologia e à Farmacoepidemiologia para Farmacêuticos Comunitários"

 

Preços:

  • Associado - Gratuito
  • Não Associado - 95€ (IVA incluído)
  • Estudante - 25€ (IVA incluído)

 

Epidemiologia e Farmacoepidemiologia:

A Epidemiologia e a Farmacoepidemiologia são instrumentos indispensável para todos os profissionais de saúde, nomeadamente dos farmacêuticos comunitários que são os responsáveis últimos pela cedência de medicamentos eficazes e seguros às populações bem como pela promoção da sua adequada utilização. É neste contexto que as instituições académicas, as agências reguladoras do medicamento, as empresas e as organizações profissionais que tutelam a actividade farmacêutica têm vindo a dar maior relevo a estas áreas científicas.

A Epidemiologia é uma área científica fundamental em todos os domínios da Saúde Pública, pois contribui de forma decisiva para o estudo etiológico da doença e para a compreensão da importância relativa dos seus determinantes.

Com os objetivos de caracterizar o potencial de saúde da comunidade, identificar e hierarquizar os seus principais problemas de saúde, contribuir para elaborar programas de controlo ou prevenção e ainda para avaliar as necessidades de saúde da comunidade, a Farmacoepidemiologia assume um papel preponderante no âmbito das ciências do medicamento, pelo impacto da sua utilização nas populações, e em particular pela relação benefício risco ao longo de todo o ciclo de vida do medicamento.

A formação adequada em Epidemiologia e em Farmacoepidemiologia é sem dúvida indispensável a um desempenho de excelência em diversos sectores da actividade farmacêutica e uma condição necessária à obtenção de competências promovidas pelas Ordens Profissionais no âmbito das suas especialidades.

 

Objetivos:

  • Promover a aquisição e/ou o aprofundamento de conhecimentos sobre:

                       + Os processos de raciocínio epidemiológico e sobre as especificidades dos diversos modelos de estudos epidemiológicos;

                       + A caracterização da exposição e efeito do medicamento nas populações; 

                       + A avaliação do benefício risco do medicamento.

  • Desenvolver competências e capacidades que permitam uma participação motivada e adequada na saúde pública e em projectos de investigação farmacoepidemiológica 

 

Conteúdos Programáticos:

Sessão de Abertura - 11 de maio às 21h30 (webinar)

1ª Sessão - Conceitos Básicos em Epidemiologia

  • Evolução histórica da Epidemiologia. Funções e Objectivos
  • Conceito de Risco e de Prognóstico. Principais indicadores para a sua quantificação.
  • Etapas do Raciocínio Epidemiológico: Observação da exposição e do efeito; Formulação de hipóteses de associação; comprovação da hipótese. Associação Causal e não causal: viéses e confundimentos.

2ª Sessão - Modelos de Estudos Epidemiológicos

  • Classificação dos Estudos Epidemiológicos em função da metodologia, da orientação cronológica e dos objectivos.
  • Estudos de Epidemiologia Descritiva. Estudos Casuísticos e Estudos Populacionais
  • Estudos de Epidemiologia Causal e de Intervenção. Estudos Observacionais (Estudos de Caso-controlo, Estudos de Coorte, Estudos de Caso Controlo intra Coorte e Estudos de Case Crossover) e Estudos Experimentais (Ensaios Clínicos, Ensaios Comunitários e Ensaios Clínicos)

3ª Sessão - Conceitos Básicos de Farmacoepidemiologia

  • A Farmacoepidemiologia e a avaliação do impacto positivo e negativo do medicamento na Saúde Pública.
  • Funções e Objectivos da Farmacopidemiologia.
  • Caracterização da exposição ao medicamento e do seu efeito terapêutico ou iatrogénico.

4ª Sessão – A Farmacoepidemiologia no Ciclo de Vida do Medicamento

  • Os Ensaios Clínicos e os Estudos na Vida Real (Real Life Studies). Características, vantagens, limitações e complementaridades.
  • Os Estudos PASS e os Estudos PAES e o novo paradigma da aprovação do medicamento
  • O papel da Farmácia Comunitária na investigação farmacoepidemiológica e na promoção do uso racional do medicamento.

Sessão de Encerramento - 15 de junho às 21h30 (webinar)

 

Duração/ Metodologia de Ensino:

O curso será ministrado em e-learning através de 4 sessões pré-gravadas onde são abordados os respectivos conteúdos programáticos. Cada sessão tem uma duração de 60 minutos e termina com um questionário de auto-avaliação sobre a temática abordada.

O curso terá a duração de um mês e as 4 sessões serão disponibilizadas aos alunos no seu início, de forma a permitir-lhes aceder quando entenderem e estudarem ao seu próprio ritmo. Durante o período do curso o seu coordenador estará à disposição dos alunos, via correio electrónico, para esclarecer dúvidas relativamente a questões solicitadas pelos formandos.

No final do curso, os alunos que o desejarem poderão requerer um teste de avaliação de conhecimentos. Após o encerramento do curso será enviado a cada aluno um diploma certificando a participação no curso, com ou sem aprovação, segundo a classificação obtida.

Formador:

Prof. Doutor José Joaquim Costa Cabrita da Silva

Licenciado em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), detentor do Curso de Pós-Graduação em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública (Lisboa), Mestre em Metodologia Epidemiológica, Estatística e Operacional pela Universidade Livre de Bruxelas, Doutorado em Farmácia (Microbiologia), com Agregação (Farmacoepidemiologia) pela Universidade de Lisboa. 

Professor Catedrático, coordenador do Departamento de Sócio-Farmácia, membro do Conselho Científico e Presidente do Conselho de Escola da Faculdade da Farmácia da Lisboa até à aposentação em 2013. 

Foi coordenador do Curso de Mestrado em Farmacoterapia e Farmacoepidemiologia e co-cordenador dos Cursos de Mestrado em Farmácia Comunitária, Farmácia Hospitalar e Cuidados Farmacêuticos da FFUL e do Curso de Pós-Graduação em Avaliação Económica de Medicamentos (ISEG - FFUL). 

Foi docente da FFUL desde 1977 até à aposentação em 2013. Nesse período exerceu funções de Assistente, Professor Auxiliar, Professor Associado e Professor Catedrático Foi responsável pela docência em várias disciplinas e módulos de formação pré e pós-graduada no âmbito da Saúde Pública, Epidemiologia e Farmacoepidemiologia. 

Foi coordenador Científico da Linha de Investigação em Farmacoepidemiologia do iMED-UL da Fundação da Ciência e Tecnologia FCT), tendo orientado diversos projectos de investigação no âmbito da microbiologia, saúde pública, farmacoepidemiologia e da farmácia social. Nesse contexto orientou mais de duas dezenas de projectos de tese de Doutoramento e de Mestrado de 2º Ciclo concluídos com sucesso.

Foi autor ou co-autor de cerca de 30 palestras a convite, 160 comunicações e apresentações sobre a forma de painel em congressos e reuniões científicas nacionais e internacionais e de cerca de 70 publicações em revistas nacionais e estrangeiras da especialidade. 

É autor do livro “Farmacopepidemiologia e a avaliação benefício risco do medicamento”, Lisbon International Press, Lisboa, 2020.

Foi membro da Comissão Directiva da Unidade de Farmacovigilância do Sul e da Comissão de Avaliação de Medicamentos do INFARMED, Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, de 2009 a 2013.

Colaborou com a Ordem dos Farmacêuticos, tendo nesse contexto integrado o Grupo Profissional do Ensino e Investigação Farmacêutica de 2010 a 2012 e Concelho para a Qualificação e Admissão da Ordem dos Farmacêuticos de 2014 a 2015.

Foi membro da CAE (Comissão de Avaliação Externa) de cursos no âmbito das Ciências Farmacêuticas da AE3S (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior em 2016 - 2017. 

É cordenador científico e co-autor de diversos trabalhos de consultoria na área da Farmacoepidemiologia para a Indústria Farmacêutica e para o INFARMED

É membro do Conselho Científico do ISBE – Instituto de Saúde Baserado na Evidência desde 2019.

 

Para qualquer esclarecimento contactar pelo telefone: 222 089 160, ou pelo email: geral@afp.com.pt

Contamos Consigo!  

Inscrições são limitadas