AFP
Damos valor à sua farmácia.

Notícias

07 Out

FIP lança guia para farmacêuticos sobre doenças respiratórias crónicas

A Federação Internacional Farmacêutica (FIP) lançou um guia e um manual destinados a apoiar os farmacêuticos na promoção de serviços a pessoas com doenças respiratórias crónicas, nomeadamente asma e doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC).

Elaborado por um grupo internacional de peritos, o manual “Doenças respiratórias crónicas – Um manual para farmacêuticos” inclui capítulos sobre prevenção e controlo de doenças respiratórias crónicas, rastreio, trabalho interprofissional, gestão não farmacológica, gestão farmacológica (incluindo otimização da terapêutica) e cuidados paliativos. São também apresentadas métricas de serviços para doenças respiratórias crónicas e barreiras à sua implementação, e exploradas ainda algumas considerações éticas na gestão de doenças.

Por sua vez, o “Guia de referência de conhecimentos e competências para o desenvolvimento profissional em doenças respiratórias crónicas”, que acompanha o manual, define os conhecimentos e as competências necessárias aos farmacêuticos para prestarem serviços no domínio das doenças respiratórias crónicas.