AFP
Damos valor à sua farmácia.

Notícias

12 Fev

DGS assinala Dia Internacional do Preservativo com campanha de prevenção

A Direção-Geral da Saúde (DGS) assinala o Dia Internacional do Preservativo, que se comemora a 13 de fevereiro, com uma campanha de incentivo ao uso consistente do preservativo.

Esta campanha será feita através da divulgação de informação nos diferentes canais digitais, sendo ainda realizada uma distribuição gratuita de preservativos à população.

Em comunicado, a DGS dá conta de que em 2019 foram diagnosticados 798 novos casos de infeção por VIH em Portugal em indivíduos com idade igual ou superior a 15 anos, sendo que em 97,3% dos casos a transmissão ocorreu por via sexual.

Neste contexto, a autoridade de saúde destaca a importância do programa de distribuição de materiais preventivos e informativos que, só no ano passado, incluiu a distribuição de cerca de três milhões de preservativos masculinos e femininos, salientando que “representa um esforço no sentido de manter a resposta em matéria de prevenção”.

O Dia Internacional do Preservativo celebra-se desde 2008, por iniciativa da AIDS Health Care Foundation, com o objetivo de assinalar a importância do preservativo enquanto medida de prevenção de infeções sexualmente transmissíveis e gravidezes não desejadas.