AFP
Damos valor à sua farmácia.

Notícias

09 Abr

COVID-19: Entrega de medicamentos ao domicílio

Durante o atual período de emergência nacional que o país atravessa, as farmácias estão a ser chamadas para a primeira linha da promoção dos cuidados de saúde da população portuguesa. Hoje, num contexto particularmente difícil, as farmácias são o primeiro e, muitas vezes, o único contacto dos utentes com o sistema de saúde.

Sempre disponíveis para colaborar com os serviços de saúde, as farmácias deparam-se atualmente com diversos desafios, seja a necessidade de proteger os seus profissionais e utentes, a capacidade de abastecimento de medicamentos ou mesmo a constante solicitação de entrega de medicamentos ao domicílio, decorrente do confinamento a que os utentes se encontram sujeitos.

Esta entrega de medicamentos é uma das principais missões das farmácias, na medida em que promove o acesso do doente à sua terapêutica e à manutenção do seu tratamento. Contudo, dada a situação de emergência que vivemos, muitas foram as farmácias que, confrontadas com equipas diminuídas ou alterações de horários, contactaram a Associação de Farmácias de Portugal (AFP) por não conseguirem dar cumprimento a todas as solicitações. Neste momento de exceção, as farmácias pedem uma alternativa credível para fazer entregas de medicamentos ao domicílio, que permita garantir dar resposta às necessidades dos utentes, facilitando o acesso ao medicamento em segurança.

Neste sentido, a AFP, contactou a Torrestir, empresa reconhecida e creditada pela entidade reguladora, que já tem por missão a distribuição de medicamentos, incluindo a rede de frio. Assim, cumprindo os requisitos do setor, o transporte dos medicamentos poderá ser realizado através do serviço Torrespharma, em condições de embalamento aprovadas pelo Regulador, o que permite a entrega de todos os medicamentos, inclusivamente daqueles que necessitam de refrigeração.

Para dar resposta às necessidades das associadas na entrega de medicamentos ao domicílio excecionalmente durante este período de emergência, a AFP acordou tarifas especiais que podem ser consultadas na área reservada aos associados no site da AFP.