AFP
Damos valor à sua farmácia.

Notícias

27 Mar

COVID-19: Informações Úteis

 A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) reúne neste dossier um conjunto de informações úteis sobre o surto COVID-19 para os farmacêuticos comunitários, mas também para a população em geral, com o objetivo de ajudar os vários agentes a tomarem as decisões mais esclarecidas e informadas, no atual contexto.

 

Comunicados da AFP:

 

 

Orientações relevantes para as farmácias comunitárias: 

 

  • Circular Normativa N.º 005/CD/550.20.001 - Acesso de proximidade a medicamentos dispensados em regime ambulatório de farmácia hospitalar, de 7 de abril de 2020

Entre as várias medidas que têm sido tomadas urge adotar medidas que, com base no interesse vital dos cidadãos, visem assegurar a continuidade do fornecimento de medicamentos dispensados em regime ambulatório de farmácia hospitalar, evitando as deslocações aos estabelecimentos hospitalares, contribuindo assim para a proteção dos utentes que deles necessitem, cidadãos em situação de maior vulnerabilidade. Mais informações aqui.

 

  • Norma n.º007/2020 -Prevenção e Controlo de Infeção por SARS-CoV-2 (COVID-19): Equipamentos de Proteção Individual (EPI), de 29 de março de 2020

Esta norma da DGS tem como objetivo definir a adequada utilização, pelos profissionais de saúde, do equipamento de proteção individual (EPI). Só a sua utilização adequada pode garantir simultaneamente a proteção e total segurança do profissional de saúde e a sustentabilidade do acesso aos equipamentos. Mais informações aqui.

 

Pelo papel fulcral que representam no sistema de saúde, e pelas especificidades da população que servem, as farmácias devem ainda adotar uma serie de medidas que visem proteger os seus colaboradores e cidadãos, bem como contribuir para impedir a propagação da COVID-19. Neste contexto do sector farmacêutico, a DGS em conjunto com o INFARMED, I.P. prepararam as orientações constantes nesta norma. Mais informações aqui.

 

A utilização dos medicamentos no âmbito do sistema de saúde deve realizar-se no respeito pelo princípio do uso responsável do medicamento, no interesse dos doentes e da saúde pública. Cabe a todos os cidadãos, profissionais de saúde, e todas as entidades intervenientes no circuito do medicamento (Infarmed, Fabricantes, Titulares de AIM, Distribuidores e Farmácias e LVMNSRM) contribuir no sentido do seu cumprimento. Este princípio assume um sentido particular no atual contexto desta crise pandémica, em que existe uma eventual promoção de práticas de aquisição de quantidades excessivas de medicamentos. Saiba mais aqui.

 

No seguimento da declaração de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como resultado da infeção pelo novo Coronavírus 2019 (SARS-CoV-2), agente causador da COVID-19, deverão ser consideradas diversas orientações pelas farmácias comunitárias. Saiba mais aqui.

 

O INFARMED, Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P.  informa que não existem, atualmente, dados científicos que confirmem um possível agravamento da infeção por COVID-19 com a administração de ibuprofeno ou outros anti-inflamatórios não esteroides. Saiba mais aqui.

 

O sucesso das medidas preventivas depende essencialmente da colaboração dos cidadãos e das instituições. É importante incentivar e salvaguardar o papel específico de cada pessoa na quebra das cadeias de transmissão, contribuindo decisivamente para a proteção da comunidade. Esta orientação poderá ser atualizada consoante a evolução do surto e/ou disponibilização de nova evidência científica. Mais informações disponíveis aqui.

 

O sucesso das medidas preventivas depende essencialmente da colaboração dos cidadãos e das instituições. É importante incentivar e salvaguardar o papel específico dos estabelecimentos nomeadamente aqueles que lidam com o público em geral. Saiba mais aqui.

 

Sites importantes:

 

Principais sites onde poderá encontrar informação mais completa e detalhada sobre a evolução do surto do COVID-19, bem como sobre as medidas excecionais que estão a ser tomadas para combater o novo coronavírus.

 

Notícias relevantes:

 

Acompanhe aqui as notícias relevantes que a Associação de Farmácias de Portugal vai publicando sobre o surto COVID-19.