AFP
Damos valor à sua farmácia.

Notícias

15 Out

AFP integra projeto-piloto em Loures para a vacinação contra a gripe

A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) integra o projeto-piloto que envolve dezenas de farmácias do concelho de Loures para a vacinação contra a Gripe.

Este projeto consiste na vacinação gratuita nas farmácias para as pessoas com mais de 65 anos. Recorde-se que estes cidadãos já beneficiam da vacina gratuita contra a gripe. No entanto, para terem acesso a este benefício, os cidadãos têm de se deslocar aos centros de saúde para que a vacina lhes seja administrada.

O objetivo deste projeto, desenvolvido pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e apoiado por várias entidades entre as quais a AFP, é ajudar a descongestionar os serviços do SNS e, ao mesmo tempo, garantir aos cidadãos uma maior rapidez e comodidade na administração da vacina contra a gripe.

A Associação de Farmácias de Portugal defende não só que este projeto-piloto seja alargado a todo o País, mas também que as farmácias possam ser remuneradas pelo Estado pela administração destas vacinas.

A campanha de vacinação contra a Gripe arrancou a 14 de outubro. Este ano, pela primeira vez, as vacinas que estarão disponíveis em território nacional são tetravalentes, ou seja, funcionam para quatro tipos de vírus da gripe (dois do tipo A e dois do tipo B).