AFP
Damos valor à sua farmácia.

Notícias

30 Set

AFP presente nas comemorações do Dia Nacional do Farmacêutico

Comemorou-se no passado dia 26 de setembro o Dia Nacional do Farmacêutico.

Este ano as cerimónias comemorativas foram realizadas em Évora, num programa organizado pela Ordem dos Farmacêuticos e que teve como objetivo homenagear os farmacêuticos pelo seu papel e pelo impacto social da sua atividade na promoção da saúde dos portugueses. A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) participou nesta cerimónia, contando com a presença de Manuela Pacheco, Presidente da AFP e de Isabel Cortez, Vice-Presidente da AFP.

Nesta ocasião, dezenas de farmacêuticos e representantes de entidades ligadas ao setor da Saúde estiveram presentes na sessão solene, que decorreu no Palácio Cadaval, junto ao Templo de Diana. A Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, focou o seu discurso em diversos temas da atualidade, como foi o caso do problema da falta de medicamentos. “Quem produz tem de colocar a quantidade necessária de medicamentos no mercado, quem distribui tem de cumprir a sua missão de abastecer as farmácias, não promovendo desigualdades numa matéria de interesse público, quem governa tem de encarar que parte deste problema está relacionado com questões de sobrevivência que afetam transversalmente o sector. Anos e anos de medidas muito restritivas sobre os preços dos medicamentos vendidos nas farmácias geraram situações inimagináveis há uma década”, salientou a Bastonária. 

A cerimónia ficou ainda marcada pela assinatura de um protocolo de colaboração entre a Ordem dos Farmacêuticos e os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) para disponibilizar aos farmacêuticos hospitalares o acesso ao registo clínico eletrónico dos utentes do SNS.