AFP
Damos valor à sua farmácia.

Notícias

18 Set

Comemorações dos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde em Coimbra

Teve lugar em Coimbra, no dia 17 de setembro, a sessão comemorativa dos 40 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Neste dia, o auditório do centro hospitalar universitário de Coimbra encheu-se de personalidades para lembrar as conquistas alcançadas no campo da Saúde dos portugueses nas últimas décadas e, ao mesmo tempo, refletir sobre os desafios do Serviço Nacional de Saúde para o futuro. A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) também participou neste evento, contando com a presença de Isabel Cortez, Vice-Presidente da AFP.

O evento contou ainda com a presença da Ministra da Saúde, Marta Temido, que na ocasião referiu: “Apesar da relevância do caminho percorrido e das suas conquistas, a forma mais importante de comemorar o 40.º aniversário do SNS será prepará-lo para o futuro. Ao longo dos últimos 40 anos a sociedade portuguesa modificou-se profundamente e essas modificações colocam novos desafios à sua organização”, salientou.

Neste encontro foram ainda assumidos três grandes desafios para o setor da Saúde, que passam por: melhorar a qualidade de acesso, motivar os profissionais de saúde e aumentar a produtividade reforçando o investimento.  Ao mesmo tempo, foi afirmado "que o SNS deve ser, para além de prestador de cuidados de saúde, um instrumento de combate às desigualdades e de reforço da coesão social, ideais que estiveram na génese do Serviço Nacional de Saúde”, refere a Direção-Geral da Saúde, em comunicado.