AFP
Damos valor à sua farmácia.

Notícias

11 Jul

Editorial: Seringas Só no Agulhão, um projeto que apoia os cidadãos e valoriza as farmácias

Manuela Pacheco, Presidente da Associação de Farmácias de Portugal (AFP), explica em editorial a importância do projeto "Seringas Só no Agulhão"

A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) lançou nas últimas semanas um projeto-piloto envolvendo 10 farmácias dos concelhos do Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Gondomar, Braga e Vila Verde. O projeto “Seringas Só no Agulhão” é um projeto inovador que vem dar resposta à falta de soluções para a recolha de seringas usadas pelos doentes diabéticos e por todos aqueles que necessitam de medicamentos injetáveis.

Este projeto, lançado em parceria com a Stericycle, não representa quaisquer custos para as farmácias, nem para os utentes. Todos encargos associados à instalação e recolha de contentores próprios nas farmácias são suportados pela AFP e pela Stericycle.

Com este investimento, a AFP quer apoiar as farmácias no reforço dos serviços que prestam à comunidade. Queremos, com este programa, valorizar o papel das farmácias enquanto principais fornecedoras de cuidados de saúde à população.

Não podíamos estar mais satisfeitos com as primeiras reações a esta iniciativa. Estamos confiantes de que a relevância deste projeto e as mais-valias inerentes irão suscitar a adesão de mais farmácias.

A nossa ambição é alargar o projeto a todo o território nacional. Para atingirmos este propósito, vamos estabelecer nas próximas semanas contactos com as principais entidades do setor da saúde para apresentarmos o projeto “Seringas Só no Agulhão” e sensibilizar as autoridades competentes para a necessidade de remunerar as farmácias por este serviço inovador prestado à comunidade.

A AFP continuará a bater-se pela sustentabilidade das farmácias e a lutar por mais e melhor saúde dos cidadãos portugueses.