AFP
Damos valor à sua farmácia.

Notícias

22 Mai

Estratégia “Porto, Cidade Sem Sida” é lançada com a parceria da AFP

A estratégia “Porto, Cidade Sem Sida” foi lançada oficialmente no passado dia 20 de maio e a cerimónia de assinatura do consórcio e lançamento contou com a presença da Presidente da Associação de Farmácias de Portugal (AFP), Manuela Pacheco, e com a Vice-Presidente, Isabel Cortez.

Recorde-se que a AFP é uma das entidades parceiras deste projeto que está inserido no âmbito da iniciativa “Fast Track Cities” e que tem como objetivo final acabar com a epidemia do VIH.

Apesar de Portugal ter registado nas últimas décadas uma grande redução do número de novos infetados pelo vírus, há ainda um grande caminho a percorrer na erradicação desta epidemia. E, neste campo, as farmácias são uma parte fundamental no combate a esta doença. Tendo isto em conta, a AFP e algumas farmácias associadas juntaram-se a este projeto, com o intuito de contribuirem ativamente para a prevenção de comportamentos de risco, através da informação e aconselhamento, mas também ter um papel deteção precoce da infeção do VIH.

Além da AFP fazem parte da estratégia “Porto, Cidade Sem Sida” um conjunto alargado de instituições parceiras representativas da saúde, da educação, do ensino superior e estruturas de base comunitária. A ideia é que através dos contributos dos vários parceiros se estabeleça um conjunto de iniciativas que permitam a maximizar as respostas locais no combate ao VIH.