AFP
Damos valor à sua farmácia.

Notícias

08 Abr

Estudo da ADIFA vai de encontro a algumas das preocupações da AFP

No passado dia 4 de abril, a Associação de Distribuidores Farmacêuticos (ADIFA) realizou um congresso nacional da distribuição farmacêutica onde foi apresentado o estudo “Caracterização e Avaliação do Impacto da Distribuição Farmacêutica em Portugal”, realizado pela consultora Deloitte.

A AFP, que esteve presente no congresso, considera que algumas das conclusões deste estudo vão de encontro às preocupações das farmácias comunitárias, nomeadamente, no que diz respeito às preocupações com a sustentabilidade financeira do setor. O estudo sublinha que o número de farmácias em situação de insolvência cresceu 18% entre 2015 e 2017, enquanto que as farmácias em situação de penhora cresceram 29% no mesmo período.

Outro dado que salta à vista do estudo da ADIFA é o compromisso dos distribuidores em assegurar o acesso de todos os cidadãos ao medicamento, operando rotas que por vezes são pouco atrativas economicamente. Este compromisso de garantir a proximidade junto da população é, aliás, um princípio também defendido e apoiado pela AFP. 

O estudo destaca ainda algumas estatísticas relacionadas com alguns programas de saúde pública apoiados e promovidos pela AFP, como foi o caso do Programa de Troca de Seringas (PTS), a Via Verde do Medicamento, o projeto-piloto TARV ou mesmo o projeto-piloto de Vacinação contra a Gripe.