AFP
Damos valor à sua farmácia.

Notícias

09 Abr

AFP marca presença nas comemorações do Dia Mundial da Saúde

Teve lugar no passado dia 5 de abril a cerimónia comemorativa do Dia Mundial da Saúde (celebrado no dia 7 de maio). A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) foi uma das entidades que esteve presente neste evento e foi representada pela sua Vice-Presidente, Isabel Cortez.

A cerimónia deste ano esteve dedicada ao tema “Cobertura Universal de Saúde”. Na ocasião, Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde, esclareceu o que significa este conceito. "A Cobertura Universal de Saúde significa que todas as pessoas têm acesso a cuidados de saúde de diferentes níveis: promoção da saúde, prevenção, tratamento, reabilitação ou cuidados paliativos, sem risco financeiro para o cidadão, de acordo com as suas necessidades e expectativas”, adiantou a responsável.

A cerimónia contou ainda com um painel de debate que juntou diversos responsáveis de áreas de saúde, entre eles esteve Ema Paulino, da direção nacional da Ordem dos Farmacêuticos, que abordou o contributo das farmácias comunitárias para a acessibilidade aos cuidados de saúde.

Durante a cerimónia foi ainda entregue o Prémio Nacional de Saúde a José Castro Lopes, médico neurologista e presidente da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (AVC). Da mesma forma, foi entregue o Prémio de Saúde Pública Francisco George ao psicólogo Miguel Telo de Arriaga, chefe da Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar da Direção-Geral de Saúde.

A bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, foi também distinguida com a Medalha de Serviços Distintos – Grau Ouro. A representante dos farmacêuticos portugueses considerou a distinção como um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos farmacêuticos a favor da saúde dos portugueses.

A ministra da saúde, Marta Temido, também esteve presente e encerrou a cerimónia