AFP
Damos valor à sua farmácia.

Notícias

07 Mar

AFP reúne com Infarmed sobre o problema do abastecimento de medicamentos

Manuela Pacheco, presidente da AFP, explica num editorial as iniciativas que a Associação de Farmácias de Portugal tem implementado no que diz respeito ao problema do abastecimento de medicamentos. 

O problema não é novo. Mas tem-se agravado substancialmente nos últimos meses, com muitas farmácias a registarem dezenas de falhas diárias no abastecimento de medicamentos. E apesar de terem sido criados mecanismos excecionais de encomendas de medicamentos (VVM) a verdade é que o número de medicamentos em falta continua a crescer.


A AFP considera a atual situação como um problema grave de saúde pública, que põe em risco o acesso dos utentes às suas terapêuticas e para o qual é necessária uma resposta firme e urgente por parte as entidades competentes.


A AFP já solicitou a várias entidades competentes que investiguem e analisem a cadeia de abastecimento de medicamentos em Portugal com o objetivo de apurar as causas deste problema e aferir se há (ou não) uma distorção do mercado. Neste sentido, a AFP e outras entidades ligadas ao circuito do medicamento estiveram reunidas no passado dia 25 de fevereiro com o Infarmed. Nesta reunião a AFP teve oportunidade de relatar as situações e os problemas sentidos pelas suas farmácias associadas no que diz respeito ao abastecimento de medicamentos. A AFP desde já agradece o contributo de todas as Farmácias na identificação e na comunicação de falhas relacionadas com a disponibilização de medicamentos.


Estamos juntos na defesa dos interesses das farmácias e na salvaguarda do bom cumprimento da lei da acessibilidade dos utentes aos seus medicamentos!