AFP
Damos valor à sua farmácia.

Notícias

04 Set

Fundação Champalimaud atribui prémio de um milhão de euros na área da visão

O Prémio António Champalimaud de Visão, no valor de um milhão de euros, vai ser atribuído por um trabalho desenvolvido no terreno para prevenção e combate à cegueira e doenças da visão.

No ano passado, o prémio foi atribuído às instituições internacionais Sightsavers e CBM, a primeira pelo seu programa de tratamento do tracoma, uma doença inflamatória crónica causada por uma bactéria que afeta pálpebras e córnea e cuja disseminação está associada à falta de cuidados de higiene, e a segunda pelo trabalho de prevenção da cegueira e promoção da qualidade de vida de deficientes nos países mais pobres.

Lançado pela Fundação Champalimaud em 2006, o Prémio António Champalimaud de Visão é considerado o maior do mundo na área. Em anos alternados, reconhece a investigação científica sobre doenças dos olhos e o trabalho de instituições na luta contra a cegueira, sobretudo em países subdesenvolvidos.

O júri integra cientistas e figuras públicas envolvidas na luta contra as causas e problemas dos países em vias de desenvolvimento.

A cerimónia de entrega do prémio conta com a presença do Presidente da República, Marcelo rebelo de Sousa.

LUSA