AFP
Damos valor à sua farmácia.

Notícias

08 Fev

Mais mulheres consomem drogas, álcool e tabaco

O número de mulheres que fuma, bebe álcool e consome drogas está a aumentar cada vez mais, revela um documento que o Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, SICAD, apresentou aos deputados na Assembleia da República.


«Verifica-se um destaque nas tendências de género. Antigamente havia uma proporção de 80 homens para 20 mulheres com consumos elevados e agora estão cada vez mais próximos», explicou ao “Expresso” o presidente do SICAD, João Goulão. «O sexo masculino está a ter consumos mais moderados, enquanto as mulheres estão a ter mais casos de ‘binge’ [uma ingestão aguda de álcool num curto espaço de tempo], embriaguez, drogas ou tabaco».

Esta tendência, mais visível em mulheres nas faixas etárias dos 25-34 e dos 35-44 anos, também se observa noutros países europeus e já era conhecida dos peritos portugueses, embora com manifestações mais modestas. «Já vem sendo notada há algum tempo, vista inicialmente com o tabaco, e agora mostra-se mais acentuada, sobretudo com o consumo de álcool ou de canábis», afirmou João Goulão.

Fonte: Netfarma